sexta-feira, 28 de junho de 2013

Questões - Teoria do Desenvolvimento Agrícola



EXPROPRIAÇÃO E VIOLÊNCIA
UMA QUESTÃO POLÍTICA NO CAMPO.

1.    Como se caracteriza o processo de expropriação?
É o divorcio entre os trabalhadores e as coisas de que necessita para trabalhar, caracterizado pelo fortalecimento das relações de trabalho com os fazendeiros, ou seja, os produtores deixam de possuir os instrumentos de trabalho e a pratica da produção para o próprio consumo, passando a vender sua força de trabalho.

2.    O que significa a expressão “terra de negócios e terra de trabalho”?
Terra de negócios é a terra usada pelo capitalista no sentido de explorar o trabalho alheio, visando lucro. A terra de trabalho é a terra usada pelo lavrador para a produção e reprodução de meios para garantir a sua sobrevivência.
3.    Qual o motivo da migração dos lavradores?
Foi o preço exorbitante da terra nos seus lugares de origem, deixando-os sem condições de ampliar suas oportunidades de trabalho e impossibilitando a continuidade na lavoura.
4.    Sabemos que a expropriação pode ocorre de forma indireta pelos capitalistas, com base nisso aponte essa forma.

No momento em que os rendimentos do trabalho agrícola são amplamente absorvidos pelas grandes empresas capitalistas que estão criando mecanismos quase compulsórios de comercialização das safras. Nesse caso as empresas subjulgam o produto do trabalho do lavrador, que recebem cada vez menos pelo que produz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário