quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O Príncipe - Maquiavel

A obra

Durante esse período recolhe-se e produz duas obras completamente distintas: Discorsi ou Dircurso sobre a Primeira Década de Tito Livio e o Príncipe.

Segundo Maquiavel há no mundo uma massa igual de bem e de mal e que o progresso seria impossível. Para uma republica funcionar perfeitamente haveria de existir uma dupla instituição: a do Legislador e a do Ditador para salvação pública. O Legislador de espírito sensato não deve poupar esforços para alcançar a autoridade plena. Já o poder do Ditador será limitado, no entanto essa figura seria de fundamental importância para dá ordem as coisas.

Em todo o contexto que Maquiavel está inserido, sua demissão do conselho dos dez, e toda a humilhação da qual lhe fizeram passar, orgulho ferido se isola e começa a escrever o Príncipe, e reconciliar com os Medici, após ter sido expulso do conselho ao tentar interferir no governo dos príncipes e apesar de sua obra ser dedicada ao Principe Lourenço esse nem chega a abrir sua obra não atingiu o que queria. Ele não atinge seu objetivo, mas o livro entra para a história.Maquiavel virá a morrer no mesmo ano da publicação, ainda com o coração cheio de mágoas, fracassado por não ter atingido seu ideal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário