terça-feira, 18 de agosto de 2009

Um pouco sobre a minha terrinha

Quixelô foi emancipado de Iguatu em 1985 através de um plebiscito

O nome é de origem indigena, em referência à tribo que habitou a região. Os "Quixelos" foram exterminados ainda no século XVIII pelos colonizadores. Bom Jesus de Quixelô, era assim que o distrito era conhecido até meados da segunda metade do século XX.



GEOGRAFIA

O município está situado a uma distância de 22 quilômetros de Iguatu, capital regional do centro-sul cearense, cidade da qual era distrito e foi desmembrado em 1985. Suas histórias políticas, econômicas e culturais, no entanto, continuam fortemente unidas. O pequeno município (cerca de 16 mil habitantes).

O município de Quixelô durante longos anos teve como fundamento econômico a cultura do algodão, até que a praga do bicudo dizimasse essa cultura no Ceará e no Nordeste. A base da economia quixeloense permanece na agricultura, principalmente no cultivo do arroz e na pecuária leiteira.

Grande parte do município é banhado pelas águas do Açude Orós, facilitando, assim, a irrigação dos terrenos ribeirinhos e a pesca. Em outras regiões do município foram construídos dois grandes açudes, quais sejam, Açude Angicos, localizado na região de mesmo nome com capacidade de cerca de 9 milhões de metros cúbicos e Açude da Carnaubinha do Faé localizado no Vale do Faé com capacidade de cerca de 24 milhões de metros cúbicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário