quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O conceito de capital em economia ecológica


O conceito de capital em economia ecológica compreende capital natural, capital produzido pelo homem e capital cultural.

O capital natural inclui recursos não-renováveis (como petróleo e minérios) recursos renováveis (plantas, animais, água) e serviços ambientais (ciclo hidrológico, a assimilação de resíduos, a reciclagem de nutrientes, a polinização de cultivares; o capital produzido pelo homem é o capital gerado via atividade econômica, e o capital cultural refere-se a fatores que provêem as sociedades humanas dos meios e adaptações para que interajam e modifiquem o ambiente (Berkes & Folke, 1992). O capital cultural também recebe outras denominações de diferentes autores, tais como "capital adaptativo" (no sentido evolutivo), "capital social" (organização social) e "capital institucional" (suprimento de habilidades e estruturas organizacionais de uma sociedade) (Berkes & Folke, 1994).

O Modelo IPAT

O modelo IPAT, assim como outros modelos que' são conhecidos como "abordagens neo-malthusianas", são objetos de debate em ecologia humana.Numa escala global Hardin (1993) compara a "economia de cawboy" com a "ecologia da astronave": a primeira representa a exploração da terra disponível do passado e a segunda, a terra sem reservas ilimitadas (uma astronave). a ecologia da nave espacial, a maximização precisa ser substituída por minimização, no tocante à exploração de recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário