segunda-feira, 13 de maio de 2013

A Politica Ambiental


           


           A Política Ambiental é o conjunto de metas e instrumentos que visam reduzir os impactos negativos da ação antrópica – do homem – sobre o meio ambiente. Como toda política, possui justificativa para sua existência, fundamentação teórica, metas, instrumentos e prevê penalidades para aqueles que não cumprem as normas estabelecidas. Interfere nas atividades dos agentes econômicos, portanto, a maneira pela qual é estabelecida influencia as demais políticas públicas, inclusive as políticas industrial e de comércio exterior.
            A Importância da Política Ambiental tem sido crescente, principalmente nos países industrializados, e seus efeitos sobre o comércio internacional podem ser percebidos com o surgimento de barreiras não – tarrifárias.
            As matérias – primas e energia são os insumos da produção, tendo como resultados o produto final e as rejeitos industriais – fumaça, resíduos sólidos e efluentes líquidos. Como os recursos naturais utilizados nos processos industriais são finitos, e muitas vezes não – renováveis, a utilização deve ser racional a fim de que o mesmo recurso possa servir para a produção atual e também para as gerações futuras – esse é o principio de Desenvolvimento Sustentável.
            A Poluição é vista como uma externalidade negativa e a solução para o problema é que o poluidor internalize as externalidades – principio do produtor- pagador. Porque não se cria um mercado para negociar a quantidade de poluição aceitável? Essa questão foi levantada por Ronald Coase em 1960, na qual o argumentava que a solução dos problemas ambientais pode surgir por meio da livre negociação entre as partes envolvidas. A hipótese básica do argumento é que quanto maior a redução na polução, maior é o custo marginal de abatê-la e menor é o beneficio marginal para a parte afetada. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário