terça-feira, 7 de setembro de 2010

O Príncipe e a Política Interna


O Príncipe novo, não hereditário, deverá desconfiar de seus amigos, inimigos e súditos. Deverá livrar-se dos seus rivais e invejosos praticando as crueldades necessárias (haveria bem em fazer o mal) e quando seus súditos não mais acreditarem, no príncipe só pela persuasão, este deverá usar a força, isto é, boas armas que acompanham as boas leis. O Príncipe deverá apresentar-se como generosos, sincero, bom e clemente, isso será bom para sua imagem pública (propagando pessoal), no entanto ter essa qualidades levaria o príncipe a ruína. Seria então a crueldade bem praticada que mantém o poder do príncipe e do estado.

3 comentários:

  1. Dágina,

    Maquiavel continua atual neste século XXI. A política é a mesma desde o seu início. Você não vê como estamos passando por um processo eleitoral terrível?

    Abraço,
    João

    ResponderExcluir
  2. João

    É incrível, mas lendo o livro você ora ou outra se deixa confundir com a imagem de algum político ou alguém que exerce algum tipo de liderança que você já viu por ai...Concluo aqui o que acho sobre tudo isso com um trecho de Maquiavel que diz o seguinte: " O tempo lança à frente todas as coisas e pode transformar o bem em mal e o mal em bem". Veremos onde isso vai dar!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Nos dias de hoje o “Veremos onde isso vai dar!” dá um grande medo, viu?!


    Ah... obrigado pela visita ao Economia em Pauta, Dágina.

    Forte abraço.

    ##

    ResponderExcluir