quinta-feira, 4 de junho de 2009

Diversidade Cultural como base de uma cultura global comum de Sustentábilidade



Com a mudança do interesse da ciência, tivemos como resultado uma mudança na cultura. Fomos criados a partir de mecanismos que anulam qualquer sinal de afetividade, preservando-se o individualismo, ignorando qualquer conceito que derive do coletivo, estamos o tempo todo preocupados, apenas com coisa que nos diz respeito, esquecendo dessa forma o bem comum, a satisfação coletiva.Portanto se faz necessário uma base cultural comum de tolerância na sociedade global. Esta base abre então um espaço para ricas variações em expressões culturais de culturas e subculturas. Afinal vivemos em 2009, já estamos acostumados ao ouvir falar em diversidade em bem comum.
Dessa forma é necessário abraçarmos essa causa, buscando esse “tal” desenvolvimento sustentável que tanto ouvimos falar, a ética global é componente inseparável nessa tarefa. A ciência não é apenas mais um recurso, ela deve ser explorada devemos usar todos os recursos que disponíveis visando minimizar os efeitos que a exploração inadequada tem proporcionado para o meio ambiente e encontrar assim caminhos que nos leve ao real desenvolvimento, desenvolvimento este que não visa apenas o econômico.
Cultura e ciência se fazem necessário neste processo, pois são ferramentas que nos proporcionam conhecimento, capacidade de raciocinar, auto critica e abertura às idéias de outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário