quarta-feira, 3 de junho de 2009

A ciência como uma base para a sustentabilidade e a sustentabilidade como princípio de ordenação para a ciência


O desenvolvimento sustentável surge a partir de questões que ainda não haviam sido levantas pelos teóricos do crescimento e do desenvolvimento como Adam Smith, Ricardo e Marshal. Segundo Barrabas (1999), desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades, levando-nos a questionar sobre os limites do crescimento.
E é nesse contexto que se é inserida a ciência que tem a função de expandir horizontes, uma ciência critica que nos leva a descobrir o nosso papel na sociedade, visando assim uma perspectiva à longo prazo de relações sustentáveis para o convívio em sociedade.
A ciência numa forma completa é necessária para o desenvolvimento global sustentável, baseando-se em idéias estimuladoras do processo de crescimento econômico, que busca oferecer uma melhor qualidade de vida para a população. Isso é essencial para evitar que os recursos naturais se tornem escassos para a humanidade no futuro ou que venham ocorrer entraves para o desenvolvimento da economia. A partir das idéias de Karl – Erik, podemos concluir que a ciência se desenvolverá e mudará no processo, já que o desenvolvimento é tão profundo que mudará a maneira de fazermos perguntas e organizarmos o conhecimento na ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário