domingo, 24 de outubro de 2010

Rousseau


Para Rousseau existe uma condição natural de felicidade, de virtude e de liberdade dos homens que é destruída pela civilização. A Civilização é que pertuba as relações humanas, que viola a humanidade, pois os homens nascem livres e iguais, mas em todo lugar estão acorrentados. Os homens não nascem livres e nem iguais, só tornam-se assim através do processo político. Rousseau enfatiza que o homem não pode renunciar a esses bens essenciais de sua condição humana natural: a liberdade e a Igualdade.

Estes objetivos é que são bases de construção de uma sociedade.Diferente de outros autores para Rousseau o “Contrato”, “Acordo”, só constitui o estado e a sociedade, o qual devem servir à plena expansão da personalidade do individuo.

A sociedade, o povo, nunca perde sua soberania, a qual pertence ao povo, e só ao povo. Portanto o homem nunca deve criar um estado distinto ou separado de si mesmo. O único órgão soberano é a “Assembléia”( é nela que se expressa a soberania, a Assembléia que é constituída pelo povo.).

O homem só é livre se for igual: assim que surgir uma desiguldade entre os homens ACABA-SE a liberdade. Rousseau refere-se a igualdade perante a lei, a igualdade jurídica, mas também chega a compreender que existe um problema de desigualdade econômica e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário