terça-feira, 25 de agosto de 2009


Por que não estamos morrendo de fome


Eugene, Oregon – Notícias recentes de que dois terços dos adultos nos EUA estão acima do peso ou obesos — e o número continua a crescer — me trazem à mente um assunto que desde os anos 70 me intriga: por que não estamos morrendo de fome? Não faz muito tempo os especialistas previam que o crescimento estratosférico da população humana suplantaria o volume de alimentos disponível, o que culminaria com uma grande fome mundial. Hoje, milhões de pessoas deveriam estar morrendo de fome todos os anos. Era o que vaticinava a antiga matemática sinistra e catastrófica de Thomas Malthus: a população cresce geometricamente deixando para trás a produção de alimentos. Faz muito sentido. Cresci embalado pelas ideias de Malthus atualizadas por livros como A explosão populacional [The population bomb]. Contudo, alguém parece ter desarmado a bomba. Em vez de casos numerosos de morte por fome, parece que estamos nadando em alimentos. E não só nos EUA. A obesidade está aumentando no México; o diabetes associado à gordura está se tornando epidêmico na Índia; um em cada quatro chineses está acima do peso, mais de 60 milhões estão obesos e a taxa de sobrepeso infantil subiu quase 30 vezes desde 1985. Para onde quer que olhemos, seja em Buffalo ou Pequim, o que vemos são ventres protuberantes.
Em vez de morrer de fome, no mundo inteiro as pessoas estão comendo mais calorias do que nunca.
Se você quer saber o que está por trás dessa epidemia de obesidade, não se conforme com os suspeitos de sempre, aqueles que os meios de comunicação escolheram como algozes : fast food, gordura trans, alto teor de açúcar, pouco exercício físico, excesso de videogame, bactérias estranhas em ação no organismo, moléculas esquisitas no sangue. Pessoalmente, acho que a culpa é do instinto humano arraigado que nos leva a consumir lanches salgados, gordurosos e açucarados em detrimento da prática de exercícios físicos mais intensos. Todos esses fatores estão, sem dúvida alguma, relacionados à “pandemia insidiosa e sorrateira da obesidade [...] que tomou conta do mundo todo”, conforme disse recentemente um grande estudioso do assunto. Contudo, trata-se apenas de partes de um enigma maior.

Fonte: Época Négocios em 21/08/2009

4 comentários:

  1. O homem pode ter sofrido com crises de escassez antes do capitalismo... Hoje paradoxalmente a sociedade entra em crise, não por faltarem bens para a sua existência mas por terem estes sido produzidos em excesso. Embora assumindo várias formas de manifestação, crises parciais, setoriais, gerais, intermediárias,mundiais, agrárias, etc., há entre elas uma característica comum: São crises de
    superprodução, crises de abundância!

    ResponderExcluir
  2. Ola, Dágina.
    Criaturinha você não é, não. Eis uma cristã de fazer inveja, pois reconhece suas fraquezas e agradece a Deus a paciência dos outros. Alem do mais só vive um caso de amor com essa vida, quem tem Jesus no coração. Ele é o amor.
    E a paixão pelo curso de economia, é pelo fim da inconstância, e da inquietude e, de tanto decidida que eis agora. Parabens

    estou seguindo seu blog com carinho mesmo.
    e,
    Visite e siga meu blog (Doutrina Cristã).
    Ele foi criado para abençoar a sua vida, com artigos
    preparados para tocar o seu coração!
    E mais ...
    Inscreva-se e receba atualizações por email.

    PS - Não tenha medo.
    Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua casa.
    Salmos 91:10

    ResponderExcluir
  3. Christiano, concordo contigo e posso até complementar esse teu pensamento. Na realidade apesar das diferentes crises que a humanidade já enfrentou é importante que tenhamos consciência de que nenhuma é igual a outra e que uma serve de ensinamento para que não possa ser cometido o mesmo erro.

    Antes do Capitalismo tudo era diferente, pq na realidade não existia em mente a acumulação, logo tudo que era produzido era consumido.

    ResponderExcluir
  4. Luiz valeu pelos comentários.
    Tenho de fato Jesus no meu coração sou grata por todas as maravilhas que ele me destes.

    Ah, esse Salmo é forte demais, principalmente esse versículo:

    Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
    Salmos 91:2

    Abraço

    ResponderExcluir